quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

NAS ASAS DO SURF


OS VISLUMBRES DO SURF

O surfe1 , surf ou, ainda, surfing (dos termos ingleses surf e surfing), é uma prática desportiva efetuada na superfície da água, frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas esportes radicais, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados pelo surfista ao deslizar em pé na prancha de surfe, aproveitando a onda que quebra quando se aproxima da praia ou costa.
O surf no Brasil

A ideia de montar uma prancha veio em 1937, quando o pai dele trouxe para o Brasil uma edição da revista Popular Mechanics, que mostrava a planta de uma prancha. Osmar se encantou e junto com a ajuda de João Roberto e Júlio Putz, construiu com as próprias mãos a primeira prancha feita no Brasil. Caiu no mar em 1938, na praia do canal 3, em Santos. Esse foi o pontapé inicial para que Santos se tornasse uma Surf City.
A origem do surfe é bastante incerta, porém indícios remetem o seu início a algumas ilhas do Pacífico, especificamente as da Polinésia central. A prática teria sido derivada da necessidade de sobrevivência: como uma das técnicas de sobrevivência era a pesca, os nativos utilizavam-se de um barco bastante tradicional. Para voltar à terra firme, eles deslizariam sobre as ondas para retornar com maior rapidez.
Os perigos do Surf

Um surfista precisa de estar confiante que consegue nadar com segurança de volta para a praia sem a ajuda da prancha. Contudo, mesmo que o surfista tenha confiança na sua habilidade de nadar, há sempre a possibilidade de ficar magoado ou mesmo inconsciente por uma eventual colisão com outro surfista, ou com a sua própria prancha, ou rochas, recifes etc.

O surf, tal como os demais desportos aquáticos, tem o perigo inerente do afogamento. Contudo este perigo poderá ser maior que noutros desportos aquáticos. Quando estás a surfar, o surfista não deverá assumir que terá sempre a prancha consigo para mantê-lo a flutuar porque o leash poderá partir-se e a prancha acabará por se afastar do surfista pela força das ondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário